Primeiros socorros – Acidentes com animais peçonhentos

Acidentes com animais peçonhentos são um verdadeiro problema para qualquer pessoa quando estes animais aparecem em nosso lar. Eles podem chegar de diversas formas e quando a gente menos espera.

Por isso, você com certeza vai querer saber as melhores dicas para evitar acidentes com esses animais perigosos, certo? Assim, vamos direto ao que interessa. 

O fato

Acidentes com animais peçonhentos acontecem especialmente em casas com quintal que ficam próximos à ares de mata ou no campo, áreas rurais. Em todos os casos, a falta de corte de vegetação inservível, de grama ou eliminação de concentração de entulhos podem favorecer o aparecimento destes indesejáveis répteis.

Existem cerca de 2.700 espécies de cobras. Um quinto delas são venenosas no sentido mais restrito. São animais com hábitos noturnos porém não são descartadas os aparecimentos durante o dia.

Em caso de dúvida, você deve sempre procurar aconselhamento preventivo ou médico para acidentes com animais peçonhentos. Caso vc esteja fora em viagem ou visitação fora de sua região, saiba que hotéis, operadores turísticos e postos de saúde tem listas de médicos e locais confiáveis. 

Mas como você deve se proteger?

  • Use sapatos e roupas resistentes que cubram as pernas.
  • Sempre verifique suas roupas antes de colocá-las em lugares alheios à sua casa.
  • Nunca coloque as mãos atrás de armários, debaixo de camas, em cantos escuros ou vasos profundos sem inspeção visual.
  • Use sapatos altos e resistentes ao caminhar na grama alta.
  • Fique firme. As cobras, na maioria dos casos, fogem, mesmo antes de você as descobrir.
  • Se você se deparar com um animal, mantenha a calma. Não se aproxime do animal e afaste-se calmamente.
  • Se você for mordido, cumpra as regras vitais de primeiros socorros.
  • Se for o caso e necessário tocar em algum animal supostamente mortos, faça-o apenas com um pau na certeza de estar a uma distância segura, pois os reflexos e instinto de defesa e ataque podem ainda estar presentes, mesmo depois de algum tempo.

Em caso de mordidas de animais de rua, é bom que você leia nosso artigo sobre o tema clicando aqui. 

Primeiros socorros nos casos de acidentes com animais peçonhentos

Nem toda mordida leva a sintomas de envenenamento. Nas chamadas “mordidas de defesa”, o animal muitas vezes não secreta veneno no tecido. No entanto, você deve primeiro considerar cada mordida como um envenenamento com riscos de complicações.

A ação mais importante: leve a vítima ou dirija-se ao hospital mais próximo o mais rápido possível após uma picada de cobra. Para não economizar tempo, limite as medidas de primeiros socorros ao mínimo necessário.

  • Acalme a vítima. Saiba que se a vítima estiver agitada e movimentar-se muito, as contrações musculares fazem com que o veneno se espalhe mais rápido no corpo. Por exemplo, coloque um braço em uma tipoia ou eleve a perna quando ela for afetada.
  • Atenção: O suprimento de sangue não deve ser amarrado. Não use tipoia.
  • Nunca corte, chupe ou aperte o local da mordida. Você não deve resfriá-los intensivamente ou esfregá-los com desinfetantes ou qualquer outra substância.
  • Retire anéis, pulseiras e similares pois pode haver inchaço caso a mordida tenha sido nos membros superiores.
  • Se necessário, acalme a vítima com sedativos leves.
  • Transporte a pessoa em repouso, deitada.
  • Se ocorrerem sintomas como choque ou paralisia, coloque a parte superior do corpo da vítima no chão e coloque as pernas para cima.
  • Se a assistência médica não estiver disponível de imediato, dê água ou chá à pessoa afetada. Mas sem café e sem álcool.
  • Certifique-se de que a cobra venenosa possa ser identificada para que a vítima possa receber um soro apropriado. Se necessário, tire uma foto com a câmera digital ou telefone celular para que você possa mostrá-la ao médico em caso de dúvida.   

Escorpiões

Os escorpiões são noturnos e durante o dia eles se escondem debaixo de pedras, folhas ou na areia.

Se um escorpião o picou, provavelmente você  sentirá uma dor semelhante a uma picada de abelha. Dor severa, problemas cardiovasculares e sintomas nervosos à convulsão e delírio são possíveis.

O certo nesta situação é ir para o médico imediatamente e se possível informar previamente ao  hospital que você chegará com uma vítima de mordida de escorpião. Não hesite, pois pode ser muito perigoso achar que é apenas uma picada de animal pequeno.

Fique atento para evitar acidentes com animais peçonhentos, porém, sabemos que muitas vezes o inevitável acontece. Por isso, siga os primeiros socorros listados acima. Sua saúde acima de tudo.