Dicas de segurança para quem tem bebê – Parte II

2 minutos para ler

Dicas de segurança para quem tem bebê

Continuando nossa matéria com dicas de segurança para quem tem bebê em casa. Conheça o que mais podemos fazer para prevenir nossos pequenos de acidentes domésticos.

Bebês dos 0 a 6 meses

Nesta faixa etária os bebês começam a engatinhar, já ficam em pé e começam a dar os seus  primeiros passos. Especial cuidado deve ser tomado com pequenos objetos, brinquedos ou qualquer outra coisa dado que os bebês costumam levar tudo à boca pois estão na fase de descobrir e conhecer o mundo e as coisas à sua volta.

Nesta fase particularmente, aumentam os riscos de afogamento e de queimaduras. Deve-se a todo custo evitar o trânsito da criança na cozinha, seja sozinha ou acompanhada de quem quer que seja principalmente quando no preparo de alimentos.

A cozinha é considerada o local mais perigoso da casa. É aconselhável a colocação de bloqueios que impeçam a passagem da criança, como por exemplo grades de portas que adaptam-se à diferentes larguras. Na cozinha também há a possibilidade de líquidos e alimentos quentes, cabos elétricos de torradeiras e outros objetos domésticos, bules, garrafas e o próprio fogão, o mais perigoso de todos.

Deve-se manter fora do alcance das crianças todos os remédios, guardando-os fora da visão e do alcance dos pequenos. Evite tomar usar sua medicação perante os olhos atentos das cria.

Os produtos perigosos, como por exemplo produtos de higiene e limpeza os devão ser obrigatoriamente mantidos em suas embalagens originais, em local seguro longe do alcance dos pequenos.

Para evitar quedas, é aconselhável o uso das portas ou mesmo os portões conforme citados no caso da cozinha nas escadas, seja na subida ou descida.

As tomadas elétricas, deverão  ser protegidas com protetores nos caso ainda sejam do padrão novo, pois apesar de terem ficado mais seguras, ainda é possível a introdução objetos ou qualquer outra coisa que possa ser introduzido, podendo causar choque.

Posts relacionados

Deixe um comentário