Como prevenir quedas em casa – para crianças e idosos

Idosos e filhos pequenos estão cada vez mais suscetíveis a quedas no local onde deveria ser nosso ambiente mais seguro: nossa casa.

Por isso é natural que você esteja curioso para saber como evita-las, não é mesmo?

A seguir, vamos ver exatamente o que é preciso saber sobre este assunto com as melhores dicas que você poderá encontrar. 

Queda de crianças e idosos, 1º lugar em acidentes domésticos fatais!

Com mais de 9.000 mortes por ano, as quedas são a principal causa de mortes acidentais no mundo. As crianças pequenas e os idosos são as primeiras vítimas. Como reduzir os riscos? Vejamos. 

Queda dos idosos

Quase uma em cada três pessoas com mais de 65 anos sofre uma queda a cada ano. Em 2012, 8.741 pessoas com mais de 65 anos morreram como resultado de uma queda.

As escadas, a banheira, um carpete, etc. são todos fatores de quedas que um idoso encontra diariamente em casa. No entanto, soluções simples para implementar reduzem esses acidentes domésticos, muitas vezes graves ou até fatais.

Nossas dicas de prevenção para evitar quedas de idosos: 

Adapte sua casa a suas habilidades motoras

Identifique os perigos potenciais da sua casa para melhorar o conforto e a segurança em sua casa: piso escorregadio, iluminação insuficiente, obstáculos no chão (tapetes, fios elétricos).

Organize o seu interior de acordo com as suas capacidades físicas, tais como colocar um revestimento antiderrapante no banheiro e cozinha (lugares mais propícios a quedas), instalar uma rampa nas escadas ou ter uma iluminação ideal em cada quarto. 

Incentive a prática de atividades físicas

Inscreva-se em programas de exercícios físicos, seja sozinho ou em grupo, para manter as habilidades físicas e motoras (coordenação, equilíbrio) e, assim, reduzir o risco de queda.

Note que caminhar e sair todos os dias já é uma excelente atividade física! 

Avalie regularmente o estado de saúde do idoso

Fazer check-ups médicos frequentes para acompanhar a evolução do seu estado de saúde (habilidades motoras, visão, etc.). Estes exames preventivos, se forem regulares, permitem detectar o mais rapidamente possível o aparecimento de possíveis problemas e beneficiar de conselhos adaptados. 

Acrescente uma dieta saudável para ele:

Sirva refeições equilibradas e variadas diariamente para manter sua saúde. Não se esqueça de colocar regularmente produtos lácteos para combater   osteoporose, muitas vezes é a origem da gravidade das quedas nos idosos.

Aprenda a evitar quedas de idosos na rua também clicando aqui. 

Queda de crianças

Se as quedas nas crianças são parte integrante de seu desenvolvimento (aprender a andar e se equilibrar), todas as quedas não são isentas de riscos e às vezes são muito sérias.

No entanto, é em casa que a maioria dos acidentes da vida cotidiana ocorre. Algumas regras de precauções são bem conhecidas!

Os eletrodomésticos devem ser adaptados ao estágio de desenvolvimento e à idade da criança: protetores de canto em cantos de móveis, barreiras de segurança na parte inferior e no topo das escadas para evitar quedas perigosas.

Os lugares altos são responsáveis ​​por quedas mais perigosas para as crianças. Evite colocar móveis debaixo de uma janela ou qualquer coisa que a criança possa escalar.

Nunca deixe uma criança sozinha em um quarto com uma janela aberta ou em uma varanda, e equipe janelas fechadas com sistemas de segurança.

Nunca tire os olhos de crianças brincando próximas a mesas e lugares mais altos.

No entanto, seja qual for o equipamento e as comodidades da casa, nada pode ser mais seguro para a criança do que o monitoramento constante de um adulto!

Conclusão

Cuide do bem-estar dos que estão sob sua responsabilidade por seguir essas dicas simples contra quedas. Como você já sabe, as crianças e idosos são quem mais precisam de nossa atenção, e por isso, não devemos deixá-los suscetíveis a essas coisas.