Como evitar incêndios e o que fazer quando houver focos de fogo em casa?

Boa parte dos incêndios domésticos acontece acidentalmente por negligência dos moradores. Estes incêndios normalmente são desastrosos e acarretam em perda de bens materiais, e algumas vezes, de vidas.

Talvez você possa pensar que uma coisa dessas está longe de acontecer com você, mas é sempre conhecer alguns passos simples de precaução contra incêndio para evitar grandes tragédias.

E você sabe como evitar incêndios e o que fazer quando houver focos de fogo em casa?

Confira a seguir dicas para evitar incêndios domésticos e ter muito mais tranquilidade dentro de casa. Existem diversas formas de prevenção que são ESSENCIAIS.

Como evitar incêndios

  • Tire os eletrônicos das tomadas em casos de tempestades

Se notar que a chuva está muito forte não hesite em tirar todos os aparelhos das tomadas, pois evita que alguma descarga caia em sua casa e danifique os aparelhos e também evita incêndios causados por curto circuito.

  • Evite deixar velas próximas de cortinas e afastadas de objetos.
  • Acender velas, seja por falta de eletricidade ou mesmo para deixar o ambiente mais perfumado, deve ser feito com cuidado.
  • Cuidado com o ferro de passar roupas

Você sabia que outro grande motivador para incêndios em casa são os ferros de passar?

Isso mesmo!

Jamais o deixe quente em cima de roupas ou da tábua de passar, já que a alta temperatura pode causar incêndios.

Neste caso, o fogo pode até demorar a aparecer, mas mesmo assim é preciso que você preste bastante atenção.

O botijão de gás

Outra dica de como evitar incêndios residenciais é manter o botijão de gás do lado de fora de sua casa; mas, caso não seja possível mantenha-o isolado e sempre que não estiver utilizando feche o registro de saída do gás.

Fósforos e isqueiros

Ensine sempre as crianças sobre o perigo dos fósforos e isqueiros e mantenha esses objetos fora de seu alcance.

Líquidos inflamáveis

Nunca armazene líquidos inflamáveis próximos a fontes de calor.

Prefira armazená-los ao ar livre ou em um cômodo separado e de preferência ventilado, nunca em espaços confinados.

O que fazer quando houver focos de fogo em casa?

A primeira coisa que você deve fazer quando começar um incêndio em casa é sair do local o quanto antes.

Muita gente insiste em ficar presa para tentar salvar alguma coisa e até morre porque não acredita que um pequeno foco de fogo em casa pode se alastrar com rapidez.

Se você mora em prédios, saia pelas escadas, fechando todas as portas que atravessar para retardar a propagação das labaredas. Nunca use o elevador.

Segunda atitude sobre o que fazer para salvar sua vida em um incêndio é ligar para os bombeiros no 193. Depois siga estas indicações:

  • Tape a parte superior e sua cabeça com roupas molhadas. Cubra a boca e o nariz com um pano ou lenço úmidos para filtrar a fumaça. Mantenha-se agachado(a) para respirar junto ao chão, pois lá o ar está mais limpo e rasteje para procurar uma saída.
  • Durante a fuga, antes de abrir uma porta sinta a temperatura dela; se estiver quente ou sentir pressão vindo do outro lado não abra. Caso esteja fria, abra bem devagar mantendo seu corpo protegido atrás da porta.

Como diz o ditado – é melhor prevenir do que remediar.

Por isso, preste bastante atenção aos sinais que sua residência dá para livrar-se de ocorrências de incêndio e utilize essas dicas de como evitar incêndios e o que fazer quando houver fogo em casa.

Relembrando

Caso aconteça um incêndio em sua residência, mantenha a calma e tome as medidas contra incêndio, como ligar para os bombeiros no 193, tapar o nariz com pano úmido e sair do local o mais rápido possível.

E você? Sabe de alguma outra informação importante para acrescentar ao texto? Fique à vontade para deixar seu comentário!

Um forte abraço.