7 produtos perigosos que você normalmente tem na sua casa

No nosso “ambiente de segurança”, nossa casa, podemos encontrar vários produtos perigosos, que, se colocado ao alcance de crianças, pode causa muito mal à elas. Atenção especial deve-se ter também, caso idosos que requerem acompanhamento e atenção, tenha acesso ou manuseiem estes produtos.

Porém, muitas vezes eles são essenciais, e por isso, é indispensável seu uso em casa. O que fazer nessa situação? É justamente isso que iremos analisar neste artigo.

Por isso, continue lendo esse artigo e veja nossas recomendações para manter a sua família segura desde já.

  1. Os produtos para lavar a louça

São detergentes compostos principalmente de agentes de limpeza que podem ser prejudiciais à saúde. Eles removem a proteção natural da pele e agem da mesma maneira que na louça. Pessoas alérgicas ou não devem na medida do possível usar luvas. Atenção para que elas não sejam nem muito grandes ou muito justas. Em ambas as situações podem atrapalhar a atividade e ainda causar acidentes. Se usadas no tamanho e material corretos, certamente irão proteger tanto da ação do detergente na pele, como também possíveis.

Para evitar riscos de irritação, você pode encontrar no mercado vários tipos de sabões e detergentes mais naturais e menos agressivos, para lavar sua louça, por exemplo. Estes, são compostos de agentes de plantas, portanto, sem perigo para a nossa saúde.

  1. Produtos para lavagem de janelas

Estes contêm amônia e podem causar irritação respiratória severa. Quanto mais nos expomos a isso, mais sentimos a irritação. Procure fazer seu uso em ambientes bem ventilados e evitar contato direto com a pele ou respingo nos olhos.

Que alternativa? Use papel de jornal molhado e amassado com o famoso vinagre branco diluído em água morna.

  1. Produtos para lavar o chão

Alguns podem ser tóxicos e causar irritação ou até mesmo alergias respiratórias, como o caso de água sanitária e ácido muriático. Procure também fazer seu uso em ambientes bem ventilados e evitar contato direto com a pele ou respingo nos olhos.

Que alternativa? Misture a água com vinagre branco e um pouco de álcool com essência de eucalipto.

  1. Alvejante

Ainda que este produto a base de cloro seja muito eficiente na limpeza doméstica, convém utilizar com cuidado, principalmente perto das crianças. Se elas forem muito expostas, elas podem apresentar sérios problemas respiratórios decorrentes da inalação ou irritação cutânea devido ao contato, sem falar no sério risco de ingestão.

Você que fará uso deste produto em sua casa, deve saber que a água sanitária pode causar sérios problemas respiratórios, queimaduras e irritação na pele e irritação grave no olhos.

Que alternativa? Use sabão comum, vinagre branco e limão para a limpeza de sujeiras e gorduras.

  1. Detergentes para a máquina de lavar louça

Esses podem representar um grande risco. Eles contêm a maior quantidade de fosfatos.

Fosfatos, qual é o objetivo?  Eles ajudam a tornar graxa óleo e sujeiras mais solúveis.

Então, os mesmos são colocados em suspensão para que os pratos sejam lavados mais facilmente. Eles são, portanto, muito eficazes.

Mas que o que traz ele a lista de produtos perigosos? Se você for atingido por estes produtos detergentes nos olhos ou na pele, a queimadura é imediata e altamente irritante.

Em caso de ingestão, a boca e a garganta serão muito afetadas e, o aparelho digestivo pode sofrer s´serias queimaduras, mesmo em pequenas quantidades.

Qual alternativa? Escolha detergentes de rótulos ecológicos. Sua composição deve ser derivada de substâncias naturais para evitar efeitos negativos à nossa saúde.

  1. Produtos para desentupir canos

Esses podem ser os produtos mais perigosos da nossa lista, já que eles contêm ácidos fortes, que são extremamente nocivos e causam queimaduras de segundo grau, às vezes, até de terceiro grau.

Que alternativa? Use o bom e velho desentupidor de ventosas.

  1. Produtos para lavar o forno

Geralmente são compostos de elementos que podem realmente prejudicar a nossa saúde. Especialmente porque são muitas vezes vendidos em forma de aerossol que entra mais facilmente em contato com a gordura depositada no forno por exemplo.

Se, o produto atingir os olhos ou pele, o mesmo poderá causar queimaduras bem graves. Se for inalado, as vias aéreas que ficarão gravemente irritadas e se ingeridos, todo o trato digestivo poderá ser afetado.

Esses riscos não devem ser negligenciados, pois podem ter consequências mortais.

Que alternativa? Lavar o forno todos os dias fará com que produtos domésticos perigosos sejam obsoletos. Quanto mais você lava o forno, menos bactérias se acumulam. Para lavá-lo, use água quente com um produto ecológico multifuncional.  

Conclusão

Sim, podemos nos proteger destes produtos perigosos. Por isso, tente mantê-los longe e use as alternativas sugeridas. Assim, você estará prezando pelo seu bem-estar pessoal e de toda a sua família. Para saber mais de como se proteger e o que fazer em caso de acidentes clique aqui.