15 crianças morrem por dia engasgadas no Brasil

Uma das principais causas de morte em bebês recém-nascidos e ainda nos primeiros 12 meses de vida é a asfixia, principalmente causada pelo regurgitamento do leite materno. Podendo também nos casos específicos, causados também igualmente pela mamada das mamadeiras.

De acordo com dados da SBPA- Sociedade Brasileira de Pediatria, 15 bebês morrem por dia em consequência deste tipo de acidente doméstico.

Cuidados simples que devem ser adotados durante e após a amamentação, diminuirão ou eliminarão drasticamente estas ocorrências.

Primeiramente a mamãe deve estar confortavelmente sentada em uma cadeira ou poltrona, apoiar muito bem a criança de forma que sua cabecinha fique com uma leve elevação e bem firme e estável para que a mamada seja bem tranquila para ambos e ter certeza que a criança possa respirar sem dificuldade pois há casos em que a mamãe relaxa e acaba apertando a cabecinha do bebê contra a mama.

Converse com o pediatra do seu bebê e ouça atentamente as orientações quanto à amamentação, seja ela no peito ou mamadeira. Cuidados com a quantidade e frequência das mamadas deverão estar bem definidos e ajudarão muito a aumentar as chances de se evitar este tipo de situação extremamente importante.

A mamãe poderá também solicitar orientações em qualquer posto de saúde. Só não deve ficar com dúvidas pois pode determinar a segurança dos bebês.

Este tipo de ocorrência requer rapidez e muita calma por parte do executante. A técnica a ser utilizada é chamada de Manobra de Heimilich. E, embora possa parecer difícil, não é.

Verifique com o pediatra da criança o correto procedimento para este tipo de atendimento. Veja no link, https://goo.gl/xSVv3L, um vídeo muito didático quanto aos procedimentos de emergência em casos de engasgamento, para que em caso de necessidade, você esteja preparado e possa salvar uma valiosa vida.

Se você achou este artigo útil e relevante, tem mais informações sobre este assunto. Para saber mais clique aqui.

Compartilhe este conteúdo com mais pessoas nas suas redes sociais.