Cuidado com álcool e outros inflamáveis em casa

Muitos produtos são essenciais em casa, porém alguns deles são inflamáveis, e, portanto, perigosos de alguma forma sendo assim, é preciso tomar muito cuidado. É muito importante saber que manter álcool e outros inflamáveis em casa requer especial atenção com relação à segurança e prevenção de acidentes e graves queimaduras.

A seguir, vamos ver quais são os principais cuidados para evitar incêndios em casa.

Líquidos inflamáveis ​​ou combustíveis

Você sabe como identificar os produtos inflamáveis em casa? Podemos inicialmente, citar o gás de cozinha, o álcool ou o querosene, mas existem outros. Geralmente, eles têm um aviso na embalagem. Sendo assim, sempre confira a embalagem antes de usar um produto novo. Lembre-se, não reutilize as embalagens vazias. Elas devem ser descartadas de forma correta.

Esses líquidos são bem perigosos e se você não for cuidadoso o suficiente poderá sofrer sérias queimaduras ou intoxicação. Apenas a título de informação pra deixar o leitor mais informado, convém esclarecer a diferença entre líquidos combustíveis e líquidos inflamáveis.

Líquidos inflamáveis são os produtos cujo ponto de fulgor é inferior a 70,0ºC. Já os líquidos combustíveis são os produtos cujo ponto de fulgor estão entre 70,0ºC e 93,3ºC.

De uma forma bem direta, ponto de fulgor a temperatura na qual o líquido emite vapores capazes de sustentar a combustão. Simples assim. Importante ainda saber:

  • Seus vapores são tóxicos e se inflamam facilmente, queimam de forma brilhante, e podem até mesmo causar uma explosão.
  • Eles emitem monóxido de carbono (CO) se houver combustão ruim. O monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro e insípido que é tóxico e perigoso para a saúde, podendo ser até ser fatal.

Líquidos inflamáveis ​​mais comuns e que temos em casa:

  • Gasolina,
  • Acetona,
  • Álcool,
  • Algumas colas “de contato”.
  • Aguarás

Líquidos combustíveis

Líquidos combustíveis mais comuns:

  • Querosene
  • Óleo de Cozinha
  • Pintura a Óleo
  • Diluentes 

Uso seguro destes produtos domésticos perigosos

Para evitar incêndios e os efeitos na sua saúde, você deve usar, manusear e armazenar estes produtos que são muito perigosos de forma segura.

Você deve tomar os seguintes cuidados:

Mantenha os produtos líquidos e inflamáveis, longe de fontes de calor como:

  • Aparelhos que produzem chamas ou faíscas,
  • Superfícies aquecidas
  • Cigarros acesos
  • Exposição ao calor do sol

Estes produtos devem sempre ser manuseados ao ar livre. Certifique-se de ventilar o ambiente para evitar o acúmulo de vapores inflamáveis e nocivos à saúde. Leia atentamente as instruções e avisos contidos no rótulo do produto, caso não seja um produto industrializado com embalagem própria, tenha sempre conhecimento das finalidades de uso, características e formas corretas e seguras de manuseio. Nestes casos busque informações a respeito do produto a ser manuseado bem como o que fazer em caso de intoxicação, ingestão ou ignição ou fogo.

Para mais informações, leia nosso artigo sobre como evitar incêndios em casa, clique aqui.

Depois de usar este tipo de produto, tome os seguintes cuidados:

  • Guarde em um ambiente livre de fogo, e longe de coisas como jornais, revistas, papelão, materiais e “tecidos” sintéticos, roupas velhas e em desuso pois são facilmente inflamáveis.
  • Não ponha os recipientes vazios no fogo. Caso você o hábito (incorreto) de queimar lixo no quintal de casa.
  • Procure reciclá-los ou descartá-los nos locais previstos para esse fim.
  • Evite perfurar, cortar ou soldar o recipiente de um produto, mesmo que esteja vazio.
  • Nunca descarte produtos combustíveis, inflamáveis ou mesmo químicos no esgoto da sua casa ou mesmo em bocas de lobo, pois estes produtos ficarão acumulados em algum ponto e poderão ser um ponto de geração de vapores e líquidos que poderão em algum momento ter contato com alguma fonte de calor, fogo ou brasa ocasionando incêndios e explosões.
  • Nunca fumar ao manusear líquidos inflamáveis ​​ou combustíveis. 

Outras regras de precaução relativas a produtos domésticos perigosos

Verifique regularmente os recipientes em busca de vazamentos, deformidades e estado de conservação que possam permitir o vazamento ou derrame destes produtos. Se houver um vazamento, ventile a área e dependendo da quantidade e jugue importante, notifique ao corpo de bombeiros.

Se próximo à sua residência houver algum estabelecimento comercial que manuseie ou comercialize produtos combustíveis ou inflamáveis, tais como óleo combustível, gasolina, diesel, gás natural ou gás de cozinha, esteja atento ao cheiro e informe aos responsáveis. Esteja também, atento à possíveis empoçamentos nas proximidades destes estabelecimentos, lembrando-se sempre de não fazer fogo caso sinta odor forte.

Importante também salientar que nunca se deve lavar roupas sujas com substâncias inflamáveis, como gasolina ou qualquer tipo de solvente por exemplo e antes de colocar na máquina de lavar, mantenha estas roupas ventilando ao ar livre para que evaporem e jamais os deixe secar na secadora, sem antes tê-las lavado.

Finalizando, saiba que é importantíssimo  que sejam tomados todos os cuidados necessários com inflamáveis, e deixe esses produtos longe do acesso de crianças e mantenha sempre estes produtos armazenados em locais ventilados, afastados de fontes de calor e fogo, assim como também, longe de instalações elétricas expostas ou precárias.

Fazendo isso, você estará zelando pela sua segurança e a de sua família.